sábado, 22 de outubro de 2011

Menor engrenagem do mundo vai para o Guinness












Menor engrenagem do mundo
Elas são as menores engrenagens já feitas pelo homem que funcionam de verdade.
As engrenagens moleculares e controláveis acabam de ser reconhecidas como as menores engrenagens do mundo, e serão registradas pelo livro dos recordes, o Guinness Book of World Records.

Engrenagem molecular
Enquanto as  engrenagens industriais são feitas de plástico ou metal, estas nanoengrenagens são feitas de hexa-t-butil-pirimidopentafenilbenzeno(eu também não entendi o que é isso) - ou, se facilitar, uma pirimidina e cinco anéis fenil conectados a um fenil planar central(o quÊ!?!?).
O fenil planar foi colocado sobre uma impureza formada por um único átomo, que funciona como eixo.
Embora seja curioso, o processo ainda não gera peças utilizáveis: as engrenagens de dimensões moleculares foram construídas manipulando as moléculas individuais que constituem cada engrenagem, uma de cada vez, com a ponta de um microscópio eletrônico de tunelamento - a -266°C, em ambiente de alto vácuo.
Para fazê-la girar, também é necessário que a ponta do microscópio empurre a nanoengrenagem passo a passo, um dente de cada vez.
O artigo científico que descreveu as nanoengrenagens foi publicado em 2009, mas só agora o Guinness reconheceu o feito.


Apesar de você não ter entendido metade desta matéria é importante sabermos o que acontece no mundo enquanto estamos no MSN, Twitter, Facebook, Orkut...(enquanto você está fazendo isso tem um japonês estudando) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário